Polícias espanhóis patrulham em Lisboa durante o verão

Intercâmbio entre polícias ibéricos faz parte de projecto europeu de policiamento de proximidade

Comparte el artículo:

Até ao fim do mês de Julho, quem anda pela cidade de Lisboa, especialmente pelas suas zonas mais conhecidas e infra-estruturas de apoio (como é o caso do aeroporto), poderá encontrar carros da polícia espanhola. Polícias portugueses e espanhóis garantem de forma conjunta uma maior segurança de Lisboa e dos seus habitantes e visitantes. Esta relação é aplaudida pelos espanhóis que se encontram com os policiais espanhóis nas ruas da cidade.

Esta presença, que acontece desde 2012, faz parte de uma parceria europeia (a «Comissarias Europeias») que a PSP assinou com outras forças policiais e pretende tornar o policiamento de proximidade mais eficiente num período em que existem mais turistas que podem ficar constrangidos ao se dirigirem a uma esquadra sem dominarem a língua do país que estão a visitar. Agentes Corpo Nacional de Polícia de Espanha, da Polícia Nacional Francesa e dos Carabinieri são os que fazem parte desta parceria que engloba não só Lisboa como outras cidades turísticas.

No caso do Corpo Nacional de Polícia de Espanha, esta junto dos turistas espanhóis presentes na cidade serve para dar indicações e fazer a ligação necessária dos queixosos com as autoridades portuguesas competentes. Este intercâmbio entre os agentes portugueses e espanhóis acontece em situações especiais (como é o caso das competições desportivas ou os festivais de música) e durante as férias da Páscoa e de verão. No caso português, especialmente durante o período das viagens de estudantes, polícias da PSP são incorporados nas esquadras das regiões que mais recebem os jovens lusos.

Noticias Relacionadas