Portugal e Espanha abordam a possibilidade da criação de cidades inteligentes

Governos pretendem criar duas cidades inteligentes, cada uma no seu lado da fronteira

Comparte el artículo:

O ministro da economia português António Costa e Silva e a ministra espanhola dos assuntos económicos e transformação digital Nádia Calviño reuniram-se em Madrid para discutir um novo projeto. Este ligaria Évora a Madrid e Aveiro a Salamanca. O objetivo é criar uma cidade inteligente em cada um dos países. Os ministros falaram sobre a possibilidade de colaborarem para a criação de cidades inteligentes através do uso de corredores 5G entre os dois países.

As cidades inteligentes são vistas como a próxima geração na evolução urbana. Os projetos das smart cities costumam ter como principais eixos de orientação a qualidade de vida dos seus cidadãos, a economia e a sustentabilidade. Tudo isto conquistado através da tecnologia. O conceito de smart cities tem vindo a ganhar cada vez maior protagonismo e a península ibérica não quer ser deixada de fora. Desde que Lisboa conquistou o European Green Capital Award 2020, inúmeros projetos tem sido desenvolvidos. Especialmente na capital portuguesa. Lisboa faz parte de uma lista de 31 smart cities, da qual também fazem parte Madrid e Paris.

A colaboração entre os dois países da península ibérica visa ainda o sector da indústria de semicondutores automóveis a partir de uma fileira de mobilidade elétrica instalada em território peninsular. O desenvolvimento de baterias, interconexões e hidrogénio verde, que possa ser exportado para o resto do continente, também foram discutidos. Também pretendem a criação de um ecossistema favorável às empresas para que possa ser possível criar start-ups. As cidades de Lisboa e Madrid, nesta matéria, pretendem criar “fábricas” de unicórnios. Calviño pretende transformar a península ibérica num «paraíso digital».

Noticias Relacionadas