Portugal e Espanha enfrentam período de seca devido às alterações climáticas

Governos pedem uma maior ajuda a Bruxelas para apoiar os agricultores, alguns dos mais afetados por esta seca

Comparte el artículo:

O ministro da Agricultura, Pesca e Alimentação de Espanha, Luis Planas, acredita que a União Europeia é «sensível» aos pedidos feitos, tanto pelo Governo liderado por Sánchez como o de Costa, para fazerem frente ao período de seca que já se faz sentir em território ibérico. O presidente do Governo espanhol já alertou para a situação climática extrema em que nos encontramos. Na última década, as ondas de calor são cada vez mais habituais, o que também está associado a seca em que vivemos.

Esta onda de calor seria, segundo um estudo entretanto apresentado, impossível se não estivéssemos a viver as consequências das alterações climáticas. «A mudança climática provocada pelo homem aumentou em 100 vezes as probabilidades da onda que deixou recordes de calor em Espanha, Portugal, Marrocos e Argélia», como pode ser lido no relatório que demonstra as mudanças que existiram no mundo desde a revolução industrial.

A ausência de chuva faz com que o risco de incendio aumente e os bombeiros olham para o verão com preocupação. Portugal e Espanha são dos países europeus que mais sofrem com as alterações climáticas. Em várias regiões não chove há meses enquanto em outras a chuva que cai não dá para encher os rios e as barragens. O sul de Espanha é um dos locais que mais sofre com a seca, com o caudal dos cursos de água a atingirem valores alarmantes, em alguns casos estando em causa o consumo humano.

Barragens sem água colocam em causa a agricultura

Uma boa parte das barragens no sul de Portugal estão com menos 7% da água que tinham no ano anterior. Existem 6 bacias hidrográficas com volume de água inferior a 40%. A bacia do Barlavento algarvio é aquela que menos água tem armazenada. Para além da falta de água e das temperaturas elevadas, Portugal esgotou os recursos disponíveis para este ano. A Bruxelas pede-se mais fundos para apoiar agricultores, e não só.

Portugal e Espanha estão a trabalhar para apresentarem o mais rápido possível soluções para esta situação. Algumas das medidas que podem ser implementadas é a modernização do regadio, a adaptação da agricultura (existem vozes que pedem que a Extremadura se torne na Silicon Valley europeia) e Portugal levanta a possibilidade de voltar a restringir a produção elétrica em algumas barragens.

Espanha é conhecida como o «pomar da Europa», mas 60% das suas terras agrícolas estão a sofrer com a falta de chuva. A seca afeta a nossa vida das mais variadas formas, sendo uma delas através do encarecimento dos produtos. O Grupo Parlamentar do Partido Comunista Português pede que o Governo declare «situação de seca» em todo o território. Os agricultores, em especial os do Alentejo e do Algarve, pedem mais apoios para conseguirem alimentar os animais e já estão a ser usados furos para a rega. Estes estão a ser isolados para que não se perda água no processo.

Noticias Relacionadas