Con el patrocinio de:

Portugal e Espanha vão receber novos investimentos nas energias solares e eólicas

Investimentos vão contribuir para a transição energética europeia e para a segurança do abastecimento

Comparte el artículo:

A Aquila Capital vai investir 2 mil milhões de euros em mais de 50 projetos, na sua maioria parques solares e turbinas eólicas, que vão ficar situados em Portugal e em Espanha. Para tal a Aquila Clean Energy assegura tem assegurado um capital de investimento de 1.000 milhões de euros. Os projetos propostos deverão ser construídos nos próximos três anos. A Aquila Capital tem um portefólio extenso de energias renováveis.

Entre as energias solares, eólicas e hidroelétricas conseguem gerar uma capacidade total de energia de 8,2 GW. Estes investimentos serão feitos com o apoio do programa InvestEU. Só o Banco Europeu de Investimentos vai aportar a estes investimentos o valor de 400 milhões de euros. Ricardo Mourinho Félix, vice-Presidente do BEI, destaca que este é um «um Empréstimo Verde que contribui de forma substancial para a transição energética da Europa e para a segurança do abastecimento energético».

O banco Santander será um dos parceiros neste investimento. Os projetos vão ter uma capacidade de 2,6 gigawatts no total, o que torna possível dar energia a 1,4 milhões de habitações por ano. Estes projetos terão um rendimento estimado de 5,3 terawatts/hora por ano. A carteira de projetos, que serão na sua maioria parques de painéis fotovoltaicos e turbinas eólicas, em Portugal vão ser construídos em Setúbal, Coimbra, Évora e Leiria.

As mesmas construções serão criadas em Espanha. As comunidades de Castela e Leão, Valenciana, Andaluza ou Cantábrica também verão nascer projetos de energia solar e eólica. Desta forma a península ibérica continua na linha da frente das energias renováveis.

Noticias Relacionadas