23/05/2025

Prémios Quirino de animação da Iberoamérica distinguiram obras de Espanha, Brasil e Uruguai

A entrega dos prémios aconteceu no último fim-de-semana em Tenerife e distinguiu filmes em 10 categorias

Comparte el artículo:

Bluesky Streamline Icon: https://streamlinehq.comBluesky

Espanha, Brasil e Uruguai viram a sua produção cinematográfica ser distinguida nos Prémios Quirino. A longa-metragem espanhola «Black Butterflies», dirigida por David Baute, venceu na categoria de Melhor Filme. Este filme de animação retrata a jornada de três mulheres forçadas a migrar devido à crise climática. A curta-metragem «Adiós», do realizador espanhol José Prats, foi distinguida como Melhor Curta de Animação Escolar, enquanto na categoria de Melhor Videoclipe Animado, o prémio foi para a produção argentina «My Way».

Na categoria de Melhor Série, venceu a quinta temporada da produção brasileira «Irmão de Jorel». Foi a segunda vez que venceu este prémio. O filme brasileiro «47», realizado por Paulo Garcia e Natalia Gouvea, venceu em duas categorias.

O prémio de Melhor Curta-metragem foi para «Capybaras», do uruguaio Alfredo Soderguit, uma animação baseada num livro do próprio diretor, que aborda temas como preconceito e amizade, através da história de uma família de capivaras (animal muito típico da América Latina) forçada a deixar seu ‘habitat’ por causa dos caçadores. A concurso também estiveram três filmes portugueses: «A menina com os olhos ocupados», «Percebes» e «Mataram o pianista».

A oitava edição dos prémios ibero-americanos de cinema de animação Quirino, aconteceu em Tenerife. Estes prémios foram criados em 2018 para promover a animação dos 23 países da região ibero-americana. Nesta competição também estiveram três obras portuguesas. Nesta oitava edição dos prémios Quirino estavam nomeados 26 filmes, em dez categorias distintas.