Romaria em Arcos de Valdevez teve missa dada em português e em espanhol

Romaria bicentenária juntou romeiros do Alto Minho e da Galiza em dias marcados pela confraternização

Comparte el artículo:

A romaria de Nossa Senhora da Peneda, em Arcos de Valdevez, recebeu uma missa em português e em espanhol onde as gaitas foram benzidas. Este instrumento tipicamente galego também é bastante utilizado pelos músicos do Alto Minho. Esta é a maior romaria do Alto Minho. Do lado português chegaram romeiros vindos do Sistelo, Melgaço ou de Paredes de Coura.

Esta  bênção acontece desde há dois anos mas a participação galega é imemorial. Desde há muito tempo que os peregrinos vindos do lado galego usam os caminhos pedestres trilhados no monte. Estes caminhos fazem as  delícias dos amantes da natureza. Esta missa, que costuma ter uma grande participação de crentes galegos, aconteceu no dia 5 de Setembro.

A missa em espanhol foi dada por um pároco espanhol convidado que deslocou-se ao santuário que fica em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês. A festa deste ano teve mais significado pois está a ser preparada a classificação do Santuário de Nossa Senhora da Peneda como um Monumento Nacional. Este santuário foi criado no século XVIII e é marcado por uma escadaria com 300 metros. O património arquitectónico histórico e as paisagens naturais deslumbrantes são dois dos factores que atraem os romeiros participantes a cada ano que passa.

A noite de 5 de Setembro é conhecida como «a noite dos espanhóis». Toda a romaria é marcada pela união dos povos através da música, momentos religiosos e da dança marcada pelas castanholas. A parte pagã está bem presente com tocadores de concertina a participarem em rodas com bailarinos que dançam aos pares. A 6 de Setembro costumam ser benzidas as concertinas.

A romaria, com 200 anos, decorreu entre 31 de Agosto e 8 de Setembro.

Noticias Relacionadas