TAP mantém-se como a companhia mais utilizada para se voar entre Portugal e Espanha

Aeroporto de Lisboa é o mais utilizada por aqueles que pretendem apanhar um voo para Espanha

Comparte el artículo:

A TAP é a líder no que toca aos voos entre Portugal e Espanha. Mesmo com uma perda de 550 mil passageiros, muito devido a pandemia, a companhia aérea portuguesa (que tem estado no olho do furacão mediático) é a mais escolhida por aqueles que querem ir a outra capital ibérica. A companhia com a maior quebra foi a TAP, que transportou 1,42 milhões de passageiros, tendo uma quota de mercado de 26,6%. O primeiro destino para onde a TAP voou em Espanha, em 1947, foi para a cidade de Sevilha.

Estes são dados da AENA, gestora dos aeroportos espanhóis. Em 2019, a sua principal rival, a Ryanair, teve mais cerca de 283 mil. Foram 1.13 milhões de passageiros que optaram pelos serviços da companhia low-cost no ano anterior. Em 2022, 5,37 milhões de passageiros voaram entre Portugal e Espanha. Diariamente são mais de cinco mil os passageiros que voam entre as duas capitais. O aeroporto de Lisboa é o líder das ligações com Espanha. Este concentrou 62,7% dos passageiros que voaram entre os dois destinos. Os aeroportos de Faro, Funchal e de Ponta Delgado são responsáveis por quotas muito baixas destes viajantes. Juntos estes aeroportos (especialmente os de Faro e do Funchal) apenas tem 1,4% dos passageiros que no ano passado voaram entre Portugal e Espanha

No ranking dos melhores aeroportos da Europa, o aeroporto de Madrid está na quinta posição, segundo dados da Agência Eurostat. Já o aeroporto Sá Carneiro, no Porto, aparece no 10º lugar nesta lista.

Noticias Relacionadas