Caminho de Santiago vai ser embelezado com arte contemporânea

Artistas nacionais e estrangeiros vão participar neste projeto que pretende candidatar a Património da Humanidade

Comparte el artículo:

A arte, em especial a pintura, feita por artistas nacionais e estrangeiros vão ligar o Porto a Santiago de Compostela. O Caminho da Arte, projeto da autoria da Lionesa – Associação de Arte, Cultura e Turismo, pretende embelezar um trajeto de 261 quilómetros. Estes ligam a Sé do Porto a Catedral de Santiago de Compostela. Estas obras de arte vão ser colocadas tanto em espaço urbano (como é o caso das igrejas) como no meio da natureza.

Este projeto pretende abrir o caminho para que esta parte do Caminho de Santiago seja declarado Património Mundial. A arte vai ser usada para ajudar a preservar um caminho que é percorrido por milhares de peregrinos todos os anos. «Queremos que este Caminho da Arte seja um contributo para chegar a outro objetivo. Os franceses já chegaram, nós estamos um bocadinho mais atrás, mas também chegaremos lá, que é certificá-lo como Património da Unesco», disse Luís Pedro Martins, da TPNP, durante a assinatura do Protocolo, que aconteceu em Viana do Castelo.

O Caminho da Arte vai implementar as suas primeiras peças, de arte ou arquitetónicas, ainda durante este ano e deverá estar concluído no próximo Ano Jacobeu, em 2027.  Para tornar este projeto artístico numa realidade, foi assinado um protocolo entre a entidade que rege o Turismo Porto e Norte de Portugal, os diversos municípios (como é o caso dos de Esposende, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valença, Viana do Castelo, Vila do Conde e Vila Nova de Cerveira) e a Direção Regional de Cultura do Norte.

Será assinado um protocolo semelhante que vai envolver o Turismo da Galiza.

Noticias Relacionadas