Prémio vai avaliar os melhores escritores infanto-juvenis ibéricos

Prémio Ibérico Álvaro Magalhães vai ser dado pela autarquia de Valongo

Comparte el artículo:

A primeira edição do Prémio Ibérico Álvaro Magalhães vai oferecer cinco mil euros para o melhor autor. O segundo terá direito a uma menção especial no valor de mil euros. Este prémio, que foi criado em Valongo para homenagear o escritor, pretende distinguir, anualmente, os melhores autores de literatura infanto-juvenil ibérica. Álvaro Magalhães teve um importante contributo para a valorização da literatura infanto-juvenil.

A sua obra vai da poesia à ficção, passando pelos textos dramáticos e contos. O escritor tem 40 anos de carreira. O escritor foi várias vezes homenageado pela Sociedade Portuguesa de Autores e pelo Ministério da Cultura. Os dinamizadores deste prémio, a Câmara Municipal de Valongo, já anunciou que a candidatura pode ser feita até ao dia 15 de março. Os autores devem ser de cidadania portuguesa ou espanhola e apresentarem as suas obras de forma presencial ou mandar por via postal para a Biblioteca Municipal de Valongo.

As obras a concurso serão avaliadas por um painel de jurados constituído pelo escritor Álvaro Magalhães e outros quatro convidados que ainda serão anunciados, mas deverão incluir mais dois escritores, um editor e um mediador de leitura. Com a primeira edição do Prémio Ibérico Álvaro Magalhães, Valongo pretende incentivar a criatividade e promover o gosto pela escrita e pela leitura.

Este prémio é promovido pelo Município de Valongo e pela Editora Tcharan. O vencedor deste prémio será anunciado no site da autarquia de Valongo e a entrega dos prémios irá acontecer numa cerimónia pública do Festival Onomatopeia. A data também falta ser anunciada.

Noticias Relacionadas