20/09/2025

Brasil e Espanha avançam em cooperação técnica sobre resolução de conflitos e diálogo social

O Governo brasileiro realiza, em Brasília, a segunda assistência técnica do programa Brasil-Espanha, com participação de servidores e representantes sindicais para troca de experiências

Comparte el artículo:

Bluesky Streamline Icon: https://streamlinehq.comBluesky

A Secretaria de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) iniciou, em Brasília, a segunda assistência técnica entre Brasil e Espanha. O objetivo é promover a troca de experiências sobre resolução de conflitos e os desafios para a promoção de um diálogo social efetivo, no âmbito da cooperação técnica do programa Brasil-Espanha. Os encontros seguem até 11 de setembro, com a participação de servidores e representantes sindicais, que terão a oportunidade de compartilhar conhecimentos e práticas sobre políticas de relações de trabalho.

A abertura contou com a presença do ministro-conselheiro da Embaixada da Espanha no Brasil, Juan José Escobar Stemmann. Segundo ele, apesar das diferenças entre os dois países, ambos enfrentam desafios e compartilham objetivos no campo das relações trabalhistas. “Essas assistências técnicas proporcionam uma troca de experiências práticas de grande valor para ambos os lados. Além disso, promovem a aproximação entre os profissionais dos ministérios, criando oportunidades para futuras colaborações”, afirmou.

De acordo com o secretário de Relações do Trabalho, Marcos Perioto, “trata-se de uma excelente oportunidade de troca de experiências e conhecimentos, tanto para os servidores quanto para as entidades sindicais”. Entre os temas a serem discutidos, destaca-se “Resolução de conflitos e desafios enfrentados pelos sindicatos na Espanha: experiências e casos práticos”. Todas as capacitações serão ministradas por Raúl David Ramos Martín, inspetor do Trabalho e mediador de conflitos do governo espanhol.

Também participaram da reunião o conselheiro de Trabalho, Migração e Segurança Social da Espanha no Brasil, Carlos del Canto de la Fuente; Maria Luisa Rabanal Hidalgo; e a coordenadora-geral de Relações do Trabalho da Secretaria de Relações do Trabalho do MTE, Rafaele Rodrigues.