A Maçonaria ibérica

Comparte el artículo:

Recentemente, António Garrigues Walker fez umas declarações ao diário espanhol La Razón em que de passagem lançou reflexões sobre Portugal e onde o conceito de iberismo, levando Portugal a um exemplo de bem-estar que mistura o estilo de ser inglês, espanhol e europeu. Insistindo que faz tudo bem com uma qualidade, sensibilidade e cultura onde Espanha tem muito a aprender em vez de costas para eles.

É certo que vivemos de costas com Portugal, da mesma forma como vivemos com Andorra, mas não vivemos de costas com Inglaterra e olhamos para França com um certo receio de interferência nas questões internas espanholas. Antigos traumas que não fomos capazes de superar nem com a criação da União Europeia.

Imagino que existe um trauma colectivo desde o lado de cá da fronteira, como existe trauma do lado de cá sobre Gibraltar.

Instintivamente, deve ter permanecido no inconsciente colectivo espanhol, dor, muita dor, luto pela sensação de perda ou ruptura. Ainda hoje vemos e percebemos isso na sociedade catastrófica do século XXI, com feridas que a ideia da União Europeia não conseguiu fechar. Estamos mais unidos com Portugal mas apenas por causa da identidade cultural fronteiriça da Galiza, Castela e Leão, Extremadura e Andaluzia. Onde quer que olhemos na história internacional, o destino de Portugal e Espanha foi comum, mas separado. As inércias históricas têm sido as mesmas, as ordens militares, a ideia de explorações e “descobertas”, a criação de um império no exterior, insular e continental, em África, Ásia ou na América. Mas fomos separados, vizinhos sempre, mas vizinhos distantes, mesmo que existam proximidades inseparáveis. Poucas pessoas peninsulares vieram daqui para lá, enquanto mais pessoas peninsulares vieram de lá para cá. Eu acho que o sentimento inconsciente colectivo é semelhante ao que você tem que aceitar num divórcio que você não quer e, uma vez que ocorre, a dor leva-o a virar as costas a alguém que compartilhou conosco uma parte importante da nossa vida.

Ambos tivemos os nossos ditadores, mas eles não tiveram uma guerra civil e isso nos deve fazer pensar. Tivemos uma perseguição política, mas a família real de Borbón esteve refugiada em Portugal, país que, por outra parte, oficialmente não falaram muito. O nosso rei emérito falou de Marrocos e dos nossos irmãos árabes. Enquanto considerávamos cidadãos portugueses, antes de entrar na União Européia, pouco menos que um terceiro mundo, piores que o nosso terceiro mundo em particular. Imagino também que, por parte de Portugal, as pontes se afastaram, pois para que a imagem seja de terceiro mundo, é melhor evoluir para áreas de maior afecto e auto-afirmação.

Se reflectirmos também sobre o nosso papel na União Europeia, parece que o sul da Europa Ibérica e mediterrânea se considerava como um grupo de “pigs”: Portugal, Italia, Grécia e Espanha, precisamente os que mais deram a cultura europeia ao longo da história. Os princípios da União Europeia são económicos de nascimento e políticos de consequência, passando agora pelo seu próprio divórcio, o Brexit. A União Europeia aproximou Portugal e Espanha, o iberismo cultural e histórico, mediterrânico e atlântico, o que inverteu as costas para nos aproximarmos olhos nos olhos, agora mais francos. Devemos aproximarmo-nos mais, devemos aproximarmo-nos ainda mais, repito.

Uma federação Ibérica consciente, não necessariamente constituída como um estado, mas sólida e coordenada, daria-nos uma capacidade de influência e estimulação geométrica por efeito chamada em toda a ibero-américa. Não existe e não se toma a sério por nenhum dos lados da velha fronteira.

Um exemplo desses movimentos telúricos da intra-história é, no entanto, a maçonaria das lojas de ambos os lados. Elas trabalham juntas intuitivamente há anos e devem ser seguidos nesse caminho. A Maçonaria projecta na sociedade os sentimentos de irmandade e unidade, cadeia de união e local de encontro. É como um óleo que se espalha suavemente. Este movimento, sem dúvida, ajudará ao senso existente de unidade cultural ao se tornar uma realidade operacional entre os dois lados.

A maçonaria regular espanhola está marcada por duas hegemonias, a francesa, a de origem, e a inglesa, que é a etiqueta que trata de dissimular as suas carências. Só que deixou de lado, de forma surpreendente, a portuguesa só que a portuguesa parece estar total aberta a estreitar os laços fraternos. Só que as lojas da Extremadura ou a da Galiza projectam-dd num Encuentro-Encontro, como denomina-se uma loja hispano-lusa, que reune-se alternativamente em ambos os lados da fronteira, no Porto ou em Vigo, em formato de conferências. “A maçonaria regular em casa (…e a volta do mundo)”, que estes momentos está a ser celebrado e incorpora pontes com o México, Argentina, Portugal, Brasil, Bolivia, Italia ou Espanha, debaixo do amparo da Grande Loja Regular de Portugal e da Grande Loja Legal de Portugal e do seu Grão-Mestre. Fazem-no bem como o fazem quando falamos na presença desta instituição na sociedade nesta altura do Coronavirus, onde ajudaram o corpo de bombeiros com máscaras.

Tudo deve-se virar para aqueles que habitam o eixo ibérico, tão rico, plural, atlântico e mediterrâneo, mas não a partir da dissolução e sim da soma de recursos e objectivos comuns, realistas e efectivos. A Maçonaria de ambos os lados pode ser, como sempre, um caminho discreto nessa direção e existem maçons de ambos os lados comprometidos com essa viragem europeia e Ibérica. Uma viragem na qual Andorra também pode, sem dúvida, participar.

 

Adolfo Alonso é advogado especializado em direito da família e membro da Grande Loja de Espanha.

Noticias Relacionadas