07/04/2025

Em Portugal, Xanana Gusmão assinou um novo programa de cooperação e recebeu uma distinção da comunidade lusófona

O histórico lider timorense e atual PM do jovem país viajou com a sua comitiva para visitar não só Portugal continental mas também o arquipélago dos Açores

Comparte el artículo:

Bluesky Streamline Icon: https://streamlinehq.comBluesky

O primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, está em Portugal numa visita oficial que passou por diferentes locais, incluindo os Açores na sede da UCCLA, onde esteve com membros da comunidade timorense no país. Em Lisboa também esteve na apresentação de dois livros.Xanana, histórico lider de Timor-Leste, também esteve nos oitavos prémios da Lusofonia, que foram atribuídos no casino Estoril, e onde foi agraciado com a distinção referente a sua carreira.

«Este meu prémio pertence ao povo timorense. Aos timorenses que lutaram pela integridade da nação e que se sacrificaram pela libertação do seu território», disse Xanana Gusmão no discurso de aceitação. Catorze personalidades foram distinguidas nestes prémios. Estes são organizados pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e a Câmara Municipal de Cascais.A visita a Portugal serviu para assinar o Programa Estratégico de Cooperação para o período 2024-2028 e mais dois acordos relativos à reabilitação de património e infraestruturas.

Este programa terá o valor de 75 milhões de euros (aumentou comparando com o anterior) e como áreas prioritárias o Desenvolvimento Humano, Estado de Direito e Boa Governação, Administração Pública, Finanças Públicas e Economia, Juventude e Emprego e Oceanos Sustentabilidade e Infraestruturas. Aos jornalistas, Xanana Gusmão afirmou «contar com a cooperação com Portugal, a qual vai permitir que se possa trabalhar para o bem estar do povo timorense».Para além do encontro com Montenegro (e jantar), de onde saiu a assinatura destes novos acordos, Xanana Gusmão esteve reunido com Marcelo Rebelo de Sousa e com o ministro dos negócios estrangeiros, Paulo Rangel.

No próximo ano, Timor-Leste vai acolher a Conferência das Comunidades Luso-Asiáticas.