09/04/2025

Con el patrocinio de:

BNZ vai investir cerca de 450 milhões de euros em centrais solares fotovoltaicas em Portugal

Mesmo apostando nas energias renováveis, Portugal depende da eletricidade de Espanha para não sofrer apagões

Comparte el artículo:

A espanhola BNZ tem 680 milhões para investir, em projetos solares, em Portugal, Espanha e Itália. Só para Portugal, a empresa pretende investir cerca de 450 milhões de euros em centrais solares. O investimento acontecerá nos próximos três a quatro anos. Vila Nova de Famalicão é um dos locais, em Portugal, onde a BNZ vai ter uma central solar fotovoltaica de 49 MW. Vai gerar energia solar para 14 mil casas.

Para além do solar, a BNZ também está atenta a projetos renováveis híbridos e com o armazenamento de energia em baterias. Atualmente, a BNZ está a construir nove centrais no sul da Europa. O BEI vai financiar em 166 milhões de euros centrais solares da BNZ em Espanha, Portugal e Itália. No total, o banco vai emprestar 500 milhões de euros a esta empresa.

Portugal aposta cada vez mais nas energias renováveis mas a verdade é que desde que encerrou as suas centrais termoelétricas ficou dependente de Espanha para não ter apagões quando as condições meteorológicas não são as melhores. Em três anos, Portugal importou em eletricidade produzida em Espanha um total de 3.279 milhões (equivalente a uma TAP). Portugal, Espanha e outros 10 países pedem que UE apoie interconexões para baixar preços da eletricidade. Que está a subir, como todos conseguem provar com a chegada das faturas mensais (algumas 2 vezes por mês) a casa.

As renováveis satisfazem 95% da necessidade de energia dos portugueses. A nível solar, em Agosto, Portugal atingiu um pico de produção e em muitos dias é capaz de produzir energia suficiente para as necessidades do país e vender para o estrangeiro, inclusive. O país caminha, cada vez mais, para a transição energética (incluindo para a energia criada através do oceano).