Ensino Superior português é cada vez mais procurado pelos alunos da América Latina

Estudantes de Espanha passam a fronteira para estudarem em Portugal devido a sua qualidade

Comparte el artículo:

O Ensino Superior português tem, atualmente, 70 mil estudantes provenientes do estrangeiro. O consórcio Universities Portugal é um dos responsáveis pela atração destes estudantes. O mercado da América Latina é o que mais pessoas traz para estudarem em Portugal. Dos 69.965 estudantes estrangeiros em Portugal, cerca de metade são brasileiros. Os restantes são oriundos de países de língua portuguesa e da Europa, especialmente de Espanha.

Várias universidades oferecem a oportunidade a estes alunos de fazerem os seus trabalhos em inglês, mas vários estudantes, especialmente aqueles que são oriundos da Galiza, escolhem a língua portuguesa para apresentarem as suas dissertações. As principais dificuldades que estes alunos enfrentam quando chegam a Portugal para estudar são as diferenças culturais e o domínio do idioma.

Em relação aos pontos fortes do Ensino Superior português, este é visto como de grande qualidade, mas ao mesmo tempo acessível, comparando com outros lugares, e o povo português costuma ser acolhedor com aqueles que vem de fora. O bom tempo, que permite ir ás aulas de manhã e a praia a tarde, também é um dos aspetos positivos referidos. As Universidades de Lisboa, Porto, Coimbra, Minho e de Aveiro são as mais procuradas pelos estudantes estrangeiros em Portugal.

Estes alunos estão espalhados por várias Universidades e politécnicos. Mesmo com este número, as instituições pretendem continuar a atrair alunos estrangeiros para combater o “emagrecimento demográfico” espalhado nos últimos Censos. As propinas dos estudantes internacionais variam “entre os três mil euros e o cinco, seis mil euros”. Este é um valor bastante superior aos 700 euros que um estudante português paga.

Noticias Relacionadas