17/08/2025

Espanha consegue recorde no número de turistas e Portugal foi o mercado emissor que mais cresceu

Por outro lado, os portugueses colocaram Espanha como o segundo país ideal para emigrar no último ano

Comparte el artículo:

Bluesky Streamline Icon: https://streamlinehq.comBluesky

Espanha registou um recorde de visitas nos primeiros seis meses deste ano. Espanha foi visitada por 44,5 milhões de pessoas, mais 4,7% do que em igual período do ano passado. As receitas, também de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estadística (INE), subiram para um valor de 59.622 milhões de euros. A despesa média diária situou-se em 209 euros por turista. Os mais gastadores foram os turistas do Reino Unido, Alemanha e França. Várias manifestações tem sido feitas em Espanha, Portugal e outros países do sul da Europa contra o turismo de massas.

Juntos, Portugal e Espanha são a maior plataforma turística do mundo. A indústria do turismo em Espanha pode estar em «perigo» com a erosão da zona costeira. A região de Espanha mais visitada nos primeiros seis meses deste ano foi a Catalunha, com Barcelona a captar «todos os olhares». 9,3 milhões de pessoas visitaram a Catalunha. Portugal também está ligado ao recorde turístico registado por Espanha. Portugal foi mesmo o mercado emissor de turistas que mais cresceu.

Houve um crescimento de 15% no número de visitantes. Muitos apontam que está mais barato ir até ao sul de Espanha do que ao Algarve. A Irlanda e a Itália cresceram 7,7% cada um. O turismo e a imigração têm ajudado as economias de Portugal e de Espanha a «brilhar» no contexto europeu. Falando sobre emigração, 70 mil portugueses emigraram no último ano em que há registos (2023). O país mais escolhido continua a ser a Suíça. Espanha é o segundo sítio para onde os portugueses emigraram mais no último ano.

Foram 11.554 portugueses que escolheram o país vizinho para viver. Mesmo com a «perseguição» de Trump aos latinos, os EUA foram o país onde se verificou um maior aumento no número de emigrantes que adquiriram a nacionalidade, contabilizando-se 1.1896 processos.