Jair Bolsonaro foi colocado em prisão domiciliar pelo STF por não ter respeitado as medidas impostas, como era o caso de não dar entrevistas ou mexer nas redes sociais. Antes de ter sido decretada a prisão já havia manifestações a favor da amnistia de Bolsonaro. O organizador da do Rio de Janeiro foi o filho mais velho, o senador Flávio Bolsonaro (que recentemente esteve em Portugal). As publicações feitas pelos filhos ou a participação em encontros através de vídeo-chamadas levaram a uma atitude mais drástica do tribunal. Esta notícia tem sido destaque nos meios de imprensa internacionais.
Agora preso em casa, Jair Bolsonaro terá que usar pulseira eletrónica e entregar os seus aparelhos eletrônicos. Bolsonaro nega não ter cumprido com alguma das medidas impostas, anteriormente, pelo Supremo Tribunal Federal. Os apoiantes de Bolsonaro saíram à rua em protesto contra a decisão do Supremo Tribunal Federal.
O governo de Donald Trump criticou a prisão domiciliar imposta ao antigo presidente brasileiro Jair Bolsonaro. O governo americano já estava a espera da prisão domiciliar de Bolsonaro. A ordem dada pelo juiz pode ser vista como uma discapacidade para que se consiga baixar as taxas que Trump pretende impor ao Brasil. A partir do dia 6 de Agosto, os produtos brasileiros vão ser taxados a 50%. Um jornalista brasileiro acredita que estas taxas podem ajudar a baixar, como por exemplo, o preço da carne. Atualmente está cara mas a carne brasileira que ia para os Estados Unidos terá que ser escoada no território brasileiro, o que poderá ajudar a baixar o preço. Uns dias antes, Lula da Silva tinha levantado a possibilidade de chegar a acordo com Trump sobre estas taxas. A tensão diplomática e três os dois países voltou a crescer e Moraes não se demonstra preocupado com as sanções impostas a sua figura.
A ordem foi dada pelo presidente do STF, o juiz Alexandre de Moraes que pretende punir os responsáveis pela tomada dos edifícios dos Três Poderes. Alexandre de Moraes levanta a ameaça de passar a regime fechado caso Bolsonaro continue com a mesma atitude.