20/04/2025

Marca Espanha Verde apresentou+se em Portugal com o objetivo de atrair mais turistas lusitanos

Galiza, Astúrias, Cantábria e País Basco unem-se no Espanha Verde para apresentar projetos focados num turismo mais ecológico

Comparte el artículo:

Bluesky Streamline Icon: https://streamlinehq.comBluesky

As comunidades da Galiza, Astúrias, Cantábria e País Basco apresentaram-se em Portugal usando o selo Espanha Verde. Onde o turismo respeita a aventura e o respeito pela natureza. “Norte Diem” foi o mote do evento de apresentação da marca Espanha Verde, que aconteceu na Quinta dos Barões, em Vila Nova de Gaia (distrito do Porto). Este evento reuniu, entre outros, operadores turísticos, agências de viagens, representantes do Turismo Porto e Norte ou autarquias.

O Espanha Verde incentiva a atividades como a realização do Caminho de Santiago Norte, marcado por vias medievais. A marca está a desenvolver projetos conjuntos para divulgar produtos turísticos transversais às quatro regiões participantes. Um dos principais projetos é «A Grande Rota da Espanha Verde», que em 16 etapas pessas por todas as comunidades. Estes locais têm restaurantes com estrelas Michelin, grutas com arte pré-histórica declarada Património da Humanidade pela UNESCO ou 2.500 quilómetros de costa marítima.

O Espanha Verde pretende criar uma escola de alta cozinha que una portugueses e espanhóis. Esta marca foi criada há 35 anos com o objetivo de desenvolver experiências, produtos e roteiros para conhecerem o conjunto de territórios. A apresentação do Espanha Verde aconteceu no Porto, e isto devido às relações transfronteiriças que o Norte de Portugal tem com as diferentes regiões espanholas. Segundo Xosé Manuel Merelles, diretor da Agência de Turismo da Galiza (que leva a coordenação desta marca neste ano), «o mercado português é muito importante para nós, não apenas pela proximidade geográfica, mas também pela afinidade cultural que temos em comum”.

As várias regiões são diversas, quando falamos do turismo, mas na Galiza o mercado português representa 44% das entradas internacionais. Já em relação às Astúrias, Portugal representa o terceiro mercado internacional. Entre Janeiro e Setembro de 2024, Portugal e Espanha registaram 122 milhões de hóspedes e ultrapassaram a fasquia dos 400 milhões no indicador de dormidas.Para além de Portugal, França, Alemanha, Itália, Reino Unido e Estados Unidos da América são vistos como mercados prioritários para a marca Espanha Verde.