O setor da música portuguesa e galega une-se em ciclo de concertos

O Festival Internacional da Impressão e Arte no Papel de Bilbau vai ter Portugal como país convidado

Comparte el artículo:

O setor da música portuguesa e galega vai estar unido num festim musical. Durante o mês de Novembro, três salas vão receber os últimos concertos do ciclo produzido pela plataforma Allveneus. Graças a esta iniciativa, músicos e agentes dos dois lados da raya têm a oportunidade de se conhecer, comunicar e cooperar. Os últimos espetáculos deste ciclo vão acontecer nos dias 18 e 20 de Novembro com a banda portuguesa EVOLS (nascidos em Vila do Conde) e a espanhola Mounqup na Sala Ruído (Ferrol), no Carmo’81 (Viseu) e no Maus Hábitos (Porto).

Este projeto começou em Outubro e ofereceu 24 concertos, em 11 salas de 10 cidades portuguesas e galegas.

Portugal é o país convidado no Festival Internacional da Impressão e Arte no Papel de Bilbau

O Festival Internacional da Impressão e Arte no Papel de Bilbau vai acontecer de 25 a 28 de Novembro. Portugal será o país convidado. A presença em Bilbau faz parte das atividades da 19.ª edição da Cultura Portugal. Esta escolha recai na proximidade geográfica que permite «a mobilidade e as sinergias» entre as industrias culturais ibéricas.

A comitiva lusa será composta, entre outros, por Paula Rego e Vieira da Silva. Para além destas artistas, seis galerias portuguesas vão exibir várias perspetivas da arte gráfica lusitana, «oferecendo uma visão heterogénea em termos de técnicas e sensibilidades». No Cubo Temptations, local onde vão decorrer intervenções artísticas, estarão presentes o Instituto Politécnico de Leiria (Escola Superior de Arte e Design) e a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Nos dias 26 e 27, os vinhos portugueses serão os protagonistas do evento Poesia e Provas de Gravura. A abertura deste festival vai contar com a presença do embaixador em Espanha, João Mira Gomes.

O Palácio Euskalduna em Bilbau vai receber este evento, onde vão estar mais de 60 galerias com obras de 500 artistas.

Noticias Relacionadas