Portugal, Espanha e Itália vão receber novas centrais fotovoltaicas

As megas centrais em Portugal são as mais caras do sul da Europa

Comparte el artículo:

Central fotovoltaica em Portugal

O Banco Europeu de Investimento (BEI) aprovou um pacote de financiamento de 1,7 mil milhões de euros. Este valor vai servir para construir 120 novas centrais fotovoltaicas em Portugal, Espanha e na Itália. Estas centrais vão ficar localizadas em zonas periféricas. Segundo o BEI, a construção destas 120 centrais vai gerar 11.100 postos.

Estas centrais deverão estar construídas até 2028. Segundo Bruxelas, as centrais fotovoltaicas vão ter uma capacidade total de 5,6 gigawatts e vão produzir 9,29 terawatts por ano. As centrais fazem parte do plano REPowerEU, que pretende oferecer electricidade a 2,5 milhões de casas e reduzir os gases de efeito de estufa até 3 milhões de toneladas de dióxido de carbono.

A EDP Renováveis construiu a sua maior central de energia solar na Europa, na Polónia, e prepara um grande projecto no Japão. Em território ibérico, a empresa portuguesa (que está a fechar a centrais que tem a carvão em Portugal) continua a apostar fortemente nas energias renováveis. A EDPR tem um papel importante na estratégia de descarbonização em território europeu. Mega centrais solares em Portugal são 21% mais caras face a Espanha ou Itália. Em Portugal, uma central de larga escala apresenta um custo de 905 euros por quilowatt. Este valor é 21% superior aquele que é levado nos outros países do sul da Europa.

Em relação a energia eólica, a espanhola Capital Energy pretende implementar rês megaprojectos  offshore. No conjunto dos três projectos, a empresa pretende instalar 4365 megawatts, o que poderá implicar, caso todos os empreendimentos se confirmem, investimentos superiores a 13 mil milhões de euros. Uma parte da eletricidade a gerar nestes parques servirá para produzir hidrogénio verde.

As Eurorregiões de França, Portugal e Espanha pretendem reforçar, ainda mais, a cooperação que tem dentro da UE.

Noticias Relacionadas