07/04/2025

Arranca o ciclo ‘Impressões do Cinema Espanhol em Democracia’ na Cinemateca Portuguesa

Todos os filmes apresentados foram gravados já após a transição democrática e abordam as mudanças que existiram ao longo das décadas

Comparte el artículo:

Bluesky Streamline Icon: https://streamlinehq.comBluesky

Foi inaugurado na Cinemateca Portuguesa o ciclo ‘Impressões do Cinema Espanhol em Democracia’. Este ciclo vai apresentar um conjunto de filmes, já gravados em democracia, que abordam temas como o imaginário cultural, valores sociais e traumas históricos (como é o caso da colonização). O cinema espanhol mudou bastante desde a morte de Franco.

As cinco linhas temáticas definidas são: Modernidade à Espanhola, Reconversão Industrial, Memórias de Violência, énero e Sexualidade e Passado Colonial. Cada linha temática é representada por um filme. Os filmes que vão ser exibidos são: ’80 Egunean’ de José Mari Goenaga e Jon Garaño, ‘El Año del Descubrimento’ de Luis López Carrasco, ‘Lejos de África’ de Cecilia Bartolomé e ‘El Silencio de Otros’ de Almudena Carrecedo e Robert Bahar.

Este ciclo é uma parceria com o Ministério da Cultura de Espanha e faz parte da Mostra Espanha. Na inauguração participaram: Juan Fernández Trigo (embaixador de Espanha em Portugal), Rafael Ivorra (Subdiretor de Relações Internacionais), Nuno Sena (Subdiretor da Cinemateca) e Alberto Berzosa (programador deste ciclo). 

Depois da inauguração houve o visionamento do filme ‘El Puente’, do realizador Juan Antonio Bardem (vencedor de um prêmio Goya de honra em 2001). Este filme foi gravado em 1977, já depois da transição democrática em ambos os países.