Con el patrocinio de:

Genia Bioenergy tem planos para aumentar os seus investimentos no biometano em Portugal

O biometano pode ser utilizado para produzir tanto gás como combustíveis de uma forma menos custosa

Comparte el artículo:

A Genia Bioenergy, empresa espanhola fundada em 2012, vai investir 150 milhões de euros para poder produzir  biometano em Portugal através de uma central. O primeiro projeto vai nascer em Leiria já no fim do próximo ano. O que fará com que a presença da Genia Bioenergy em Portugal aumente. A Genia Bioenergy está a procurar parceiros locais para que se juntem a este projeto. Neste momento aguardam as licenças para poderem iniciar as obras.

Até 2030, deverão aparecer quatro novos projetos. Estes projetos de biometano vão estar de norte a sul de Portugal. Deverão ficar perto de indústrias agro alimentares que produzam resíduos que possam ser usados para se fazer biometabo. O anúncio destes projetos foi feito pelo CEO da empresa, Gabriel Butler, aos meios de comunicação social portugueses. Os cinco projetos vão permitir a criação 75 empregos diretos e mais 175 empregos indiretos. Estes investimentos vão ser geridos pela Genia Bioenergy Portugal.

A Genia Bioenergy pretende injetar gás, feito através de energias renováveis (neste caso, o biometano), na rede nacional. Mas também pode ser usado para produzir biocombustível para veículos. O que deverá baixar o preço não só do futuro gás mas também do combustível. Para além da bioenergia, a empresa (que tem participação da Repsol) também trabalha com o solar e com a eficiência energética.

Para além de Espanha e Portugal, a Genia Bioenergy tem investimentos na República Dominicana e nas Honduras.