06/05/2025

Castelo algarvio é o novo refúgio secreto da rainha Letizia em Portugal

O castelo de São João do Arade foi mandado construir para defender as costas do Algarve de possíveis ataques de embarcações espanholas

Comparte el artículo:

Bluesky Streamline Icon: https://streamlinehq.comBluesky

A rainha Letizia tem, segundo vários meios de comunicação em ambos os lados da Raia, se tem refugiado num castelo algarvio que é propriedade de uma milionária família portuguesa. Estamos a falar de Vasco Pereira Coutinho, que é amigo próximo da família Bourbon há muitos anos. Tanto Letizia como as filhas já visitaram a residência de férias dos Pereira Coutinho. Existem registos da pesagem da família real espanhola por esta propriedade ainda em 2010.

Esta família tem uma fortuna incalculável muito conseguida graças a AutoEuropa em Portugal. Vasco Pereira Coutinho também é dono de um palacete em Lisboa e de uma quinta em Silves.Tal como num conto de fadas, este castelo fica no topo de uma pequena encosta que separa duas praias. A vista é belíssima. No castelo, que fica em Ferragudo (Lagoa) poderá passar despercebida dos olhares mediáticos que sempre a acompanham. Para além disto, a proximidade geográfica permite que Letizia visite esta zona do Algarve no fim-de-semana e esteja em Madrid no início da manhã de segunda-feira.

Segundo os especialistas em assuntos reais, as visitas a Portugal acontecem sempre que a agenda de compromissos o permite. Em Portugal, a rainha Letizia tem conseguido passar totalmente despercebida.Mais um refúgio da rainha a descoberto depois do restaurante colombiano onde costumava ir em Madrid. Muito se falam sobre supostas crises no casamento com o rei Felipe VI, mas o que o castelo algarvio (que começou por ser apenas uma torre de vigia mandada construir no período filipino) pode oferecer e que a Zarzuela não tem?

O castelo algarvio fica na margem esquerda do rio Arade e é popularmente conhecido como o castelo de São João do Arade. No ano da revolução, 1974, foi alçado ao estatuto de imóvel de interesse público. Apesar de agora estar nas mãos de um privado. O espaço que atualmente vemos ganhou as suas formas depois da restauração da independência. Até 1821, este castelo tinha dois canhões apontados para o rio. É possível navegar do rio Arade até a cidade de Silves, uma das muitas que contam a presença muçulmana no Algarve.

Esta fortaleza foi construída a mando do rei D. João II (o «príncipe perfeito» foi um dos grandes responsáveis pela política de expansão marítima levada a cabo pelo reino de Portugal) para proteger o Algarve das investidas das tropas espanholas e agora, cerca de 400 anos depois, recebe a rainha consorte. Neste castelo, que foi construído no século XV, casou-se um antigo PM português, o antigo presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso.