A exposição de fotografia «La memoria del desierto», de Saleta Rosón (natural de Lugo), já pode ser vista no Instituto Cervantes de Lisboa. Saleta Rosón já teve a sua obra exposta em Málaga, Madrid ou Santiago de Compostela.
Antonio Cervera é o comissário desta exposição que apresenta fotografias de grandes dimensões. Que retratam duas cidades que estão abandonadas no deserto. Os homens invadiram estes espaços mas a natureza está a voltar a ocupar o seu verdadeiro lugar.No Instituto Cervantes é possível ver um conjunto de fotografias que pretendem fazer com que o visitante reflita sobre o papel que o ser humano tem na natureza.
Quais serão as consequências das nossas ações a largo prazo? Podemos comparar esta vontade de chamar para um maior cuidado ambiental com o trabalho que o fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado com a serie de trabalhos «Génesis».A exposição, que faz parte da Imago Lisboa Photo Festival (onde se promove as várias formas de se olhar para a fotografa), pode ser vista até ao dia 14 de Dezembro. Esta exposição faz parte do programa da Mostra Espanha 2024. Que leva o melhor da cultura espanhola a várias cidades portuguesas.