A curta-metragem portuguesa «A Solidão dos Lagartos» vai competir na secção estudantil do Festival de Cinema de San Sebastián. A realizadora deste filme, Inês Nunes, é natural de Tavira e recebeu uma bolsa, da fundação Gulbenkian, para tirar o seu mestrado na Elías Querejeta Zine Eskola, em San Sebastián.
«Num ‘spa’ rodeado de montanhas de sal, os visitantes desfrutam do calor, enquanto os salineiros, a poucos metros de distância, trabalham. As crianças correm longe dos adultos e uma mulher perde-se nas salinas. Ao cair da noite, o espaço transforma-se, impulsionado pelos desejos de quem por ali passa». A ideia nasceu em 2020 e foi rodada em 2022 em Castro Marim. Esta é a sinopse da curta que também já foi apresentada em Cannes.
No mesmo festival, a coprodução portuguesa «Una Película de Miedo», do brasileiro Sergio Oksman, vai abrir a secção competitiva Zabaltegi-Tabakalera, da qual constam filmes de André Silva Santos («Sol Menor») e Paula Tomás Marques («Duas vezes João Liberada»).
Também vão ser apresentadas as coproduções portuguesas «Uma Quinta Portuguesa» (com a atriz Maria de Medeiros) e «San Simón» na secção Made in Spain. A 73.ª edição do Festival de San Sebastián vai decorrer entre 19 e 27 de Setembro.