O campeonato europeu de hóquei em patins Sub-19 resolveu-se com uma final ibérica que decorreu em Itália (Viareggio). Portugal alcançou o tricampeonato depois do jogo ter terminado 5-2.
O hóquei em patins é um dos desportos onde Portugal e Espanha têm mais conquistas, tanto ao nível de seleções como de equipas. É o epicentro deste desporto a nível europeu. Este foi um jogo intenso e que começou com Espanha a abrir o marcador logo aos 30 segundos. O empate aconteceu aos 7 minutos. O primeiro golo português foi feito por Diogo Duarte, que foi considerado o melhor jogador em campo.
Só na segunda parte é que a equipa das quinas, orientada pelo selecionador Vasco Vaz, conseguiu se impor, apesar de Espanha ainda ter marcado um golo mais. Com este triunfo, Portugal confirma a hegemonia no escalão de Sub-19 e reforça o estatuto de potência europeia no hóquei em patins.
Os três países mais vencedores no hóquei em patins em território europeu são: Espanha (24 títulos), Portugal (22) e Itália (8). Portugal conquistou oito das últimas nove edições deste torneio de jovens. O Europeu dos seniores também vai começar brevemente.