19/08/2025

O castelo de Sesimbra vai abrir as suas portas para receber aqueles que queiram saber como era a vida na Idade Média

Sesimbrenses e turistas poderão participar nas vigias das muralhas, participar em festas ao nascer do sol ou ouvir os sinos da igreja

Comparte el artículo:

Bluesky Streamline Icon: https://streamlinehq.comBluesky

imbrenses e seus visitantes são convidados a calçar as sandálias e regredir para a Idade Média. O Castelo de Sesimbra é o último dos castelos portugueses sobre o mar a manter a traça medieval. Durante a Idade Média foi ampliado várias vezes pois era vista como bastante importante para a defesa das fronteiras marítimas e terrestres do reino.

As origens do Castelo de Sesimbra remontam ao século IX, período da ocupação muçulmana do território. Em 1165 é conquistado por D. Afonso Henriques, e em 1191 é perdido para os Almóadas. A sua reconquista definitiva dá-se por iniciativa de D. Sancho I. No início da subida para este castelo existe uma estátua ao último conquistador do castelo de Sesimbra.

É monumento nacional desde 1910. Como seria viver no século XIV, sem tecnologia e dentro das muralhas do Castelo de Sesimbra? Dentro do castelo poderá ouvir o repicar madrugador do sino da igreja, participar na assembleia da casa da vereação ou estar de vigia nas alcáçovas. Os participantes são desafiados a executar ofícios ancestrais e a sentir na pele as dificuldades de um quotidiano sem tecnologia ou eletricidade (algo que vivemos durante umas horas no apagão de Abril). Dentro deste castelo existe um cemitério já desativado.

Na próxima quinta-feira, a partir das 21:30, será possível participar nesta viagem histórica, que é organizada pelo Museu de Sesimbra. São as Quintas no Museu. O evento vai contar com a dinamização cultural de um grupo de danças antigas.