Associação de Cáceres recria modelo das Aldeias Históricas de Portugal

Objetivo é criar um destino turístico sem fronteiras e com uma identidade única

Comparte el artículo:

A associação de Aldeias Históricas de Portugal inspirou a criação de uma associação irmã em Espanha que agrega várias localidades históricas da região de Badajoz. Tal como feito no lado lusitano, este novo agrupamento pretende criar uma rede de 12 conjuntos históricos que podem ser encontrados na província de Cáceres. Numa visita feita por representantes destas aldeias espanholas puderam ver como a rede portuguesa funciona.

A visita, que teve como objetivo estreitar as relações entre a Aldeias Históricas de Portugal e a província de Cáceres, pretende tirar dicas para iniciar um projeto que pretende até ao fim do ano alargar a GR22 para três localidades. Segundo a associação, pretende-se fixar «um corredor de ligação que no futuro se espera poder progredir para um conceito de Rede mais alargado, imbuído do racional da Aldeias Históricas de Portugal».

A nova associação turística vai nascer em Cáceres. As Aldeias Históricas de Portugal, repletas de lendas e de tradições, compartilham acessibilidades e oferecem um só destino turístico que potencia um conjunto único de experiências para turistas nacionais e internacionais. Deste grupo de 30 pessoas estiveram presentes o presidente da Província de Cáceres, Carlos Rodriguez, e a deputada de Turismo, Patrícia Vale.

«Juntos, estamos a um passo de criar a Associação de Aldeias Históricas da Raia. Há uma fronteira que nos separa, mas muito mais é o que nos une. Há uma identidade gastronómica e paisagística comum», contou Carlos Rodriguez sobre o projeto que agora nasce em Espanha. Este trabalho vai ser feito ao abrigo do programa transfronteiriço Territorio y Patrimonio.

Noticias Relacionadas

A hora da Liberdade

Agora que estamos a poucas horas (mais precisamente sete) do dia em que comemoramos os cinquenta anos da Revolução dos Cravos está na altura de