Portugal será o país convidado na Feira do Livro de Lima após ter sido adiada devido a pandemia

Presença lusitana vai ser inspirada na figura de Saramago e inauguração contará com João Gomes Cravinho

Comparte el artículo:

Portugal será o país convidado da Feira do Livro de Lima, no Peru. Esta presença já deveria ter acontecido em 2020 mas foi adiada devido a pandemia de Covid-19. A presença lusitana foi inspirada na frase «o fim de uma viagem é apenas o início de outra», de José Saramago. O prémio Nobel da Literatura será lembrado no Pavilhão de Portugal, que terá 160 metros quadrados e ficará numa zona de destaque do Parque de los Proceres.

Este espaço vai ter uma livraria, um auditório (onde também será apresentado o país como destino turístico de excelência) e uma exposição dedicada ao Nobel. No Pavilhão de Portugal também vão existir pequenas sessões de teatro onde atores peruanos vão interpretar textos de vários autores lusófonos. A presença portuguesa vai contar com 12 autores ou investigadores da língua de Camões.

Para além de nomes como os de Afonso Cruz ou José Luís Peixoto, o cineasta António-Pedro Vasconcelos e a guitarrista Marta Pereira da Costa também vão viajar até Lima para representarem as cores nacionais. O escritor António Lobo Antunes será distinguido com um   doutoramento Honoris Causa da Universidade Nacional Mayor de San Marcos (a mais antiga do continente americano). Será desta forma que o primeiro dia da feira vai começar. Na sessão inaugural é esperada a presença do ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, João Gomes Cravinho.

O certame internacional, que vai para a sua sexta edição, vai decorrer de 22 de julho a 7 de agosto. Segundo a Câmara Peruana do Livro, a organizadora da feira, vão existir 140 pavilhões e 600 atividades programadas (204 destinadas para crianças).

Noticias Relacionadas

A hora da Liberdade

Agora que estamos a poucas horas (mais precisamente sete) do dia em que comemoramos os cinquenta anos da Revolução dos Cravos está na altura de