Os governos de Portugal e de Espanha estão a preparar um novo acordo sobre a utilização da água dos rios Tejo e Guadiana. O acordo será preparado pela Agência Portuguesa do Ambiente e a sua congénere espanhola. O futuro encontro deverá reger vários projetos conjuntos para a utilização da água dos rios Tejo e Guadiana. O anúncio, da parte do governo português, foi feito após uma denúncia de uso, de forma ilegal e há mais de vinte anos, da água do Alqueva que têm sido desviada por agricultores espanhóis.
Este assunto, que já está nas mãos das ministras com a pasta do ambiente (Maria da Graça Carvalho por Portugal e Teresa Ribera Rodríguez por Espanha), foi discutido à margem do Conselho de Ministros da Energia da União Europeia.
Da reunião entre as duas ministras saiu um comunicado que refere um entendimento para acelerar, também, as interligações elétricas ibéricas com o resto da Europa, o que vai permitir adaptar o Mercado Ibérico da Energia Elétrica às regras comunitárias. Também se falou de projetos que prometem ter um forte impacto transfronteiriço, como será o caso da Ponte de Alcoutim – Sanlucar de Guadiana. Este projeto será impulsionado pelo PRR. Portugal e Espanha consideraram da “maior relevância” uma “cooperação bilateral” nos processos de avaliação de impacte ambiental de vários projetos pendentes.