04/04/2025

Guimarães vai celebrar os 900 anos da batalha de São Mamede nos próximos sete anos com um vasto programa

A batalha de São Mamede opôs as tropas do condado portucalense contra a facão do conde galego Fernão Peres de Trava

Comparte el artículo:

Bluesky Streamline Icon: https://streamlinehq.comBluesky

Portugal é uma entidade histórica com mais de 900 anos, mas o que conhecemos do que aconteceu ao longo desses séculos? O município de Guimarães vai celebrar os 900 anos da batalha que ajudou a consolidar a Independência de Portugal. Que até então era pequeno e frágil. A Batalha de São Mamede aconteceu em 1128, mais precisamente a 24 de Junho e opôs as tropas de D. Afonso Henriques e dos restantes barões do condado portucalenses contra as tropas do Conde galego Fernão Peres de Trava, que era amante da sua mãe, a condessa D. Teresa de Leão.

Para vários historiadores, esta batalha teve um papel de união na história de Portugal. Já que a fundação do reino de Portugal não aconteceu em apenas um dia. Este foi um primeiro momento de um Portugal independente. A Batalha de São Mamede, o Tratado de Zamora, a Bula Manifestis Probatum, a Reconquista e a estabilização das nossas fronteiras são alguns dos momentos que mais contribuíram para a construção do reino e depois do país que hoje conhecemos como Portugal.

O programa de comemorações dos 900 anos da Batalha de São Mamede foi apresentado na Sala da Duquesa do Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães. O presidente da Comissão de Honra é o presidente da Assembleia da república (e nome candidato a Belém), José Pedro Aguiar-Branco. Este lembrou a dimensão nacional desta batalha que não fica só no passado mas deverá «inspirar o futuro de Portugal». Sobre as comemorações, Aguair-Branco agradeceu a Guimarães «por este gesto de serviço ao País!».

As celebrações dos 900 anos da batalha de São Mamede vão acontecer ao longo de sete anos. Durante este período vai ser criada uma série histórica sobre este acontecimento, haverá projetos de arte pública e um conjunto de conferências e publicações que homenageiam figuras e momentos cruciais para a fundação da naciolidade. No próximo ano, Guimarães vai receber um colóquio internacional intitulado «Gestualidade feudal: nos 900 anos da investidura de D. Afonso Henriques (Zamora, 1125). O último dia das comemorações será o dia 24 de Junho de 2028. Várias regiões vão ser convidadas para participarem nestas comemorações, em especial o norte de Portugal pois foi daí que saiu o processo de reconquista que terminou com o país com a forma que hoje conhecemos.