A pecuária excessiva e os problemas que os agricultores portugueses e espanhóis enfrentam vão ser discutidos em Ourique, no distrito de Beja. A seca é um dos principais problemas que a pecuária extensiva enfrenta no território ibérico. A pecuária extensiva é quase exclusiva deste território e como tal pouco apoiada por Bruxelas. Duzentos participante, portugueses e espanhóis, estão inscritos para mais esta edição. Onde vão participar especialistas e produtores. O encerramento será feito pelo ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes. Este ministro esteve em destaque na última semana por aceitar o dia sem carne na Assembleia da República proposto pelo PAN se estes aceitarem comer carne barrosã. Uma das mais importantes do país.
Será a quarta edição do Congresso Luso-Espanhol de Pecuária Extensiva, que vai acontecer entre os dias 14 e 15 de Novembro. Este congresso é uma organização entre a ACOS – Associações de Agricultores do Sul, de Beja e as Cooperativas Agroalimentares de Espanha. Este congresso
Um dos objetivos deste encontro é encontrar formas de reforçar os apoios comunitários em conjunto. Vai-se debater sobre a sanidade animal ou a Política Agrícola Comum, mais conhecida como PAC.