03/04/2025

Centros de cooperação aduaneira que estão distribuídos entre Portugal e Espanha vão ser recuperados

Os ministros da administração interna de ambos os países estiveram presentes na reabertura do centro de Tui

Comparte el artículo:

Bluesky Streamline Icon: https://streamlinehq.comBluesky

Os centros de cooperação policial que ficam na zona da fronteira serão alvo de um investimento na ordem dos dois milhões de euros. Algo avançado pela própria ministra da administração interna, Margarida Blasco. Que esteve presente na inauguração das obras de requalificação do Centro de Cooperação Policial e Aduaneira de Tui, na Galiza. A ministra portuguesa esteve com o seu colega espanhol, Fernando Grande-Marlaska.

Existem quatro centros entre Portugal e Espanha, estando dois localizados em Espanha, incluindo o de Tui. Que entrou em funcionamento em 2008. «É um edifício que permite a todas as forças e serviços de segurança espanhóis e portugueses fazer uma cooperação policial 24 horas por dia, para operações conjuntas contra o crime ou o tráfico de estupefacientes», lembrou Margarida Blasco sobre este tipo de edifícios. Estes centros têm contribuído para um maior sentimento de segurança das populações raianas.

O objetivo do governo de Lisboa é requalificar os centros aduaneiros que ficam no lado português da fronteira. A requalificação, que será a maior de sempre, vai arrancar já este ano. As obras vão acontecer nos centros de Castro Marim e de Vilar Formoso.