8.ª edição dos Iberian Festival Awards quer «celebrar a partilha» artística entre Portugal e Espanha

A cerimónia de entrega dos prémios realiza-se a 15 de março, sexta-feira, na sala Manuel de Falla do Palácio de Congressos de Granada

Comparte el artículo:

A cidade de Granada, na região espanhola da Andaluzia, acolhe a 8.ª edição dos Iberian Festival Awards (IFA) já no próximo dia 15 de março. A cerimónia de entrega de prémios aos melhores festivais de música ibéricos marca o início de mais uma edição do Talkfest, o fórum internacional que promove o encontro e a discussão profissional do setor e que, este ano, está marcado para o dia 22 deste mês, em Lisboa.

Organizada pela APORFEST (Associação Portuguesa de Festivais de Música), esta gala pretende ser uma “celebração” da interação entre promotores ibéricos e da “evolução orgânica” da iniciativa. “Os prémios têm vindo a crescer e a ganhar a sua notoriedade, sendo que a nomeação ou a vitória [nos IFA] tem-se tornado muito importante para a própria promoção dos festivais”, introduz Ricardo Bramão, presidente da associação e diretor do Talkfest.

Os prémios foram criados para distinguir anualmente os melhores festivais no panorama ibérico, a partir da constatação de que “era difícil” os festivais portugueses, pela sua dimensão numérica e “qualitativa”, conseguirem sozinhos “ganhar prémios em competição internacional”. Aliando-se ao mercado espanhol, a organização viu a oportunidade para “os festivais portugueses serem premiados e reconhecidos”, estabelecendo um “encontro da indústria” que cria “pontes anuais entre Portugal e Espanha”, sobretudo na troca de artistas.

Este ano, a gala dos IFA será apresentada pela jornalista Laura Piñero García e pelo animador de rádio Fernando Alvim. Festivais de várias dimensões dos dois países estão nomeados em 26 categorias, incluindo duas novas: «Melhor Atuação de Eletrónica ao Vivo – formato DJ» e “Melhor Cobertura de Vídeo». Como habitualmente, a decisão dos vencedores divide-se entre um júri e o voto popular recolhido previamente, sendo que algumas categorias contemplam um vencedor ibérico e um vencedor nacional (português ou espanhol).

Para além da atribuição dos prémios, a cerimónia conta também com atuações ao vivo. O destaque vai este ano para os Eskorzo, grupo nascido na cidade anfitriã do evento e “uma das maiores bandas de Espanha desde meados da década de 1990”, que irão partilhar o palco com os portugueses Marquise, uma banda de rock alternativo do Porto. A noite terminará com dois DJs espanhóis reconhecidos internacionalmente: Robert Morr, o primeiro protagonista de uma Boiler Session a passar urban-house; e Javi Torres, de Sevilha, que já viu uma das suas produções tocadas no conhecido festival belga Tomorrowland.

Em jeito de antevisão do próximo Talkfest, Ricardo Bramão salienta que este é o “evento principal” para a organização e que, à semelhança dos IFA, contará também com uma conexão ibérica na programação. A novidade deste ano é um palco exclusivamente dedicado a questões jurídicas no setor, promovido em parceria com a sociedade de advogados ibérica Cuatrecasas, onde os seus representantes estarão disponíveis para “debater e tirar dúvidas”.

Os Iberian Festival Awards acontecem desde 2016 com uma localização diferente a cada ano, tendo já passado por cidades como Lisboa, Maia, Vigo e Barcelona. Ainda não se sabe onde se realizará a próxima edição, mas a organização garante que esta “já está a ser pensada”.

Noticias Relacionadas