12/04/2025

A Eurocidade Chaves-Verín recebe autoridades da fronteira mais austral do mundo em missão internacional de cooperação

O objetivo desta missão ibero-americana foi trocar experiências e boas práticas em matéria de governança territorial, cooperação transfronteiriça e desenvolvimento sustentável

Comparte el artículo:

Bluesky Streamline Icon: https://streamlinehq.comBluesky

A Eurocidade Chaves-Verín, AECT, foi esta segunda-feira o palco de uma visita institucional de alto nível no âmbito do programa de cooperação entre a Europa e a América Latina, promovido pela Associação das Regiões Fronteiriças Europeias (ARFE). A delegação visitante foi composta por autoridades da chamada Tríplice Fronteira mais austral do mundo, situada entre Argentina, Uruguai e Brasil.

O encontro contou com a participação de representantes do Comité para o Desenvolvimento da Bacia do Rio Uruguai (CCRU), entre eles: Daniel Bentancur, coordenador e Secretário Técnico do CCRU, Marcos Follonier, director do Observatorio Socioeconómico do Comité, Ing. Maher Jaber, presidente do Municipio de Barra do Quaraí (Brasil), cidade que, juntamente com Bella Union (Uruguai) e Monte Caseros (Argentina), forma um modelo de cidade trinacional e José María Cruz, coordenador de ARFE GLOBAL.

O objetivo desta missão foi trocar experiências e boas práticas em matéria de governança territorial, cooperação transfronteiriça e desenvolvimento sustentável, com especial atenção às bacias hidrográficas partilhadas. Além disso, procurou-se estreitar os laços entre as regiões europeias e latino-americanas que enfrentam desafios comuns em contextos de fronteira.

Programa da jornada

A agenda começou com uma recepção institucional na sede da Eurocidade Chaves-Verín (Verín), onde a delegação foi recebida pelo vice-presidente do Município de Chaves, Francisco Melo. Durante a sessão de trabalho foram expostos os principais projetos de cooperação transfronteiriça liderados pela Eurocidade, bem como o seu modelo de governança turística e ambiental.

O dia terminou com uma visita guiada pelo centro histórico da cidade e às Termas, como mostra do patrimônio cultural e dos recursos turísticos integrados na estratégia transfronteiriça.

Interesse em replicar o modelo europeu

Durante a visita, os representantes sul-americanos manifestaram um interesse especial pelo modelo de gestão do AECT Eurocidade Chaves-Verín, com a intenção de adaptá-lo à realidade da tríplice fronteira e promover uma estrutura de cooperação semelhante em sua região.

Também mostraram grande interesse pelas estratégias de sustentabilidade ambiental implementadas na Eurocidade, especialmente no que diz respeito à valorização do património natural, ao desenvolvimento do ecoturismo e ao planejamento territorial integrado.

Esta visita institucional consolida o papel da Eurocidade Chaves-Verín como referência europeia na integração de territórios de fronteira, e como fonte de inspiração para outras regiões do mundo que aspiram avançar em modelos de cooperação multinacional com enfoque local.