Agricultores de Huelva pedem ajuda a Portugal devido a seca

A barragem do Alqueva é a maior da Europa ocidental e pode ser usada por Espanha

Comparte el artículo:

Com o período de seca alargada a fazer com que as barragens em Espanha estejam quase reduzidas a charcos (o lado português não está tão mal mas para lá caminha se não chover), os produtores de Huelva estão a ficar desesperados e apelam a ajuda portuguesa. Espanha não vivia uma seca tão nefasta desde 1961. A escassez de água no Sul de Espanha está diretamente associada à superexploração. A Península Ibérica está a iniciar o Outono mais quente da sua história, com um incêndio na Madeira e as aulas suspensas nas Canárias devido ás temperaturas elevadas para esta época do ano. Os cientistas alertam que, no futuro, o território ibérico terá ainda maiores ondas de calor, racionamento de água e mais incêndios mortíferos.

A solução para o défice hídrico no Sul de Espanha pode passar pela barragem do Alqueva. Esta barragem é a maior albufeira da Europa ocidental, o que tem permitido que o Alentejo esteja a viver esta seca com alguma facilidade. Estes produtores querem a água do Alqueva, de forma temporária, para regarem as suas plantações. A água que existe para estas plantações de regadio não chega para as encomendas. Espanha é o maior produtor europeu de frutas e legumes.

As associações de produtores e exportadores e líderes políticos regionais apelaram ao Governo espanhol para que solicite a Portugal a «transferência temporária de água da barragem de Alqueva». Para o presidente do Partido Popular de Huelva, Manuel Andréz González, a «cooperação hispano-portuguesa é a solução mais viável a curto prazo para o problema da seca». Até ao momento, o Ministério do Ambiente e da Ação Climática ainda não recebeu qualquer pedido da sua congénere espanhola para enviar para Huelva 100 hm3 de água.

A construção da barragem portuguesa deixou em aberto esta possibilidade. Este valor já foi referido em vários meios de comunicação espanhóis. O ministério de Duarte Cordeiro está a negociar com Espanha o regime dos caudais na secção de Pomarão no rio Guadiana. A 30 de Novembro vai-se celebrar os 25 anos da assinatura do Tratado ou Convenção de Albufeira entre Espanha e Portugal. Em 2022 foi anunciada a revisão destes acordos, devido ao atual período de seca.

Noticias Relacionadas

Um acordo que vem a calhar (será mesmo?)

Feliz coincidência: na mesma semana em que publiquei meu último artigo – reclamando maior intercâmbio cultural entre os países lusófonos –, foi assinado um compromisso