Aliança Ibérica de dentistas lança declaração do Porto

A Ordem dos Médicos Dentistas de Portugal e o Consejo General de Dentistas de España pretendem mais e uma melhor saúde oral

Comparte el artículo:

Na cidade do Porto, o bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas de Portugal e o presidente do Consejo General de Dentistas de España assinaram uma declaração em defesa da medicina dentária.

Este documento define os objetivos e os moldes da cooperação institucional das duas entidades, com vista à melhoria do acesso da população à saúde oral. A nível ibérico, os desafios são os mesmos já que ainda uma boa parte da população não tem acesso a cuidados de saúde oral. Uma boa saúde oral aumenta a qualidade de vida das populações.

Ambas as ordens enfrentam «situações muito idênticas e muito similares de uma profissão que é a medicina dentária». Muitos médicos dentistas de Portugal e de Espanha acabam por exercer em outros países europeus, o que agudiza a falta de profissionais nesta região. Em Espanha, tal como em Portugal, quase toda a atividade profissional da medicina dentária é exercida no setor privado. Ambos os países pretendem lutar contra a mercantilização desta profissão.

O objetivo desta declaração é também levar a voz Ibérica ao espaço europeu. A declaração é o culminar de vários anos de trabalho desenvolvidos em ambos os lados da fronteira. As reuniões começaram no Fórum ibérico, que se realizou em Braga em 2021.

Esta declaração foi assinada durante o 32º Congresso da ordem dos médicos portugueses. O documento já foi apresentado ao ministro da saúde português, que esteve presente nesta cerimónia. O mesmo documento será apresentado ao ministro da saúde espanhol.

Noticias Relacionadas