«Alma Viva», nomeado para o Goya de melhor filme iberoamericano

A produção “They shot the piano playe", que conta com capitais portugueses, também está nomeado para o Goya de melhor animação

Comparte el artículo:

“Alma Viva”, de Cristèle Alves Meira, está nomeado para o prémio Goya de melhor filme iberoamericano. Este filme estreou na Semana da Crítica em Cannes e ganhou seis prémios Sophia de cinema. Para além do primeiro filme da realizadora luso-francesa também estão a concurso os seguintes títulos: “La memoria infinita” (Chile), “Puan” (Argentina), “La pecera” (Porto Rico) e “Simón” (Venezuela).

“Alma Viva” é um filme quase que auto-biográfico já que foi gravado no concelho de Vimioso, localidade onde a realizadora tem raízes maternas. Esta longa-metragem aborda temas como; a emigração, o misticismo e a cultura transmontana.

Outro filme com participação portuguesa que vai concorrer aos Goya, neste caso para melhor animação, é a longa-metragem “They shot the piano player”, de Fernando Trueba e Javier Mariscal. Este filme aborda os primeiros anos da Bossa Nova e a brutalidade dos regimes ditatoriais que existiam na América Latina a partir da década de 60 do século passado. O mote é dado com o assassinato do pianista Francisco Tenório Jr, que acompanhava Toquinho e Vinícius de Moraes.

A 38.ª edição dos Goya vai acontecer no dia 10 de fevereiro na cidade de Valladolid.

Noticias Relacionadas