Alunos portugueses não conseguem apontar a península ibérica no mapa

Falha foi identificada em prova de aferição e é vista como preocupante pelos professores portugueses

Comparte el artículo:

Consegue apontar num mapa onde vive, onde é a península ibérica e o continente europeu? Se sim é porque prestou atenção às aulas de geografia ou aos mapas que passam na televisão durante os boletins da meteorologia. Não conseguir encontrar a península ibérica nos mapas é visto como desconcertante pelos professores portugueses.

Nos primeiros anos de escolaridade em Portugal, as disciplinas de história e de geografia estão juntas numa única. É nas aulas de História e de Geografia de Portugal que se fala sobre o primeiro rei português, D. Afonso Henriques, e se ensina a identificar Portugal continental a oeste do mapa peninsular. Somos a cabeça ou cauda da Europa, como queira ver o mapa. Se antes os alunos eram obrigados a identificar linhas férreas e rios nos antigos territórios ultramarinos, atualmente não conseguem apontar a península ibérica no mapa.

Poucos alunos portugueses, apenas 0,7%, conseguem identificar o mapa da península ibérica no mapa. Estes dados foram registados junto dos alunos que fizeram as provas de aferição em 2023. Estamos a falar de alunos que vão desde o 2° ao 8° ano de escolaridade. 75 mil alunos responderam a este exame e 81% dos alunos inscritos não conseguiram responder a esta simples pergunta de geografia.

Esta prova é habitualmente feita pelos alunos. Esta lacuna é vista como uma «falha tremenda» que demonstra que os professores não conseguiram recuperar as aprendizagens perdida durante a pandemia. Período em que os alunos que estão a iniciar a escolaridade tiveram que começar a sua aprendizagem em casa, apenas com a ajuda dos pais e um ecrã, fosse de computador ou da telescola (transmitida pela RTP). O canal público «comemorou» 10 anos da plataforma RTP Ensina, que tem vários tópicos escolares.

Noticias Relacionadas