Con el patrocinio de:

Portugal adota cada vez mais os veículos elétricos para diminuir a emissão de gases de efeito de estufa

A "chave" para a compra destes veículos está nos incentivos fiscais e nas isenções dadas aos compradores

Comparte el artículo:

Os carros elétricos têm cada vez mais saída em Portugal. O número de vendas aumentou em Portugal mas o mesmo nao aconteceu em Espanha. No país apenas existem 12% de veículos elétricos. No último ano foram vendidos apenas 4,9% de veículos elétricos. Desta forma ficará difícil cumprir as metas «verdes» da União Europeia que pretende ser neutral na emissão de dióxido de carbono até 2050.

Os veículos com motores a combustão serão gradualmente substituídos até 2035 e em algumas partes da cidade de Lisboa (especialmente na Baixa) não podem circular carros com mais de vinte anos. Para conseguirem que os carros elétricos se tornem atrativos para os compradores, (singulares ou empresas) os governos europeus têm apostado em vários incentivos fiscais.

O ano de 2023 terminou com 40,3% de vendas de carros elétricos em Portugal. Agosto foi o mês em que se vendeu o maior número destes carros. Dos veículos ligeiros de passageiros vendidos em Portugal, 16,4% são elétricos. A marca de elétricos mais vendida em Portugal é a Tesla. Os compradores portugueses estão isentos imposto de matrícula e podem deduzir o IVA nas suas declarações de rendimentos (também conhecido como IRS).

As vendas em Portugal triplicaram quando comparamos com Espanha. A menor burocracia em Portugal é apontada como um fator positivo na compra destes veículos elétricos, muito procurados em Franca e na Noruega. Em Espanha existe falta de subsídios e de incentivos fiscais. Um dos grandes objetivos é unir a península ibérica de postos de carregamentos rápidos para assim ser viável circular com viaturas elétricas.

Noticias Relacionadas