António Costa entrega tapeçaria á ONU e lembra o papel de António Guterres na defesa dos oceanos

O secretário-geral da ONU demonstrou-se contra as eleições russas e o que está a acontecer em Gaza

Comparte el artículo:

Numa das suas últimas viagens internacionais como primeiro-ministro de Portugal, António Costa encontrou-se com Guterres para doar uma tapeçaria à ONU. Na próxima reunião em Bruxelas será passado um vídeo de homenagem ao PM português, que muitos avançam para um cargo internacional no futuro. Uma doação que demonstra a importância que o Governo português dá ao mar. O Gabinete de Costa também lembra a importância que António Guterres tem dado ao combate «às alterações climáticas e na defesa intransigente de uma agenda pela sustentabilidade».

A tapeçaria vai fazer parte da exposição permanente que esta instituição tem. A tapeçaria de Vanessa Barragão, com o nome «Coral Vivo», é uma celebração aos recifes de coral e a importância que os mesmos têm para os ecossistemas. Para além da cerimónia de doação, os dois políticos portugueses encontram-se num almoço.

Tal como a grande maioria dos diplomatas ocidentais, Guterres condenou as eleições russas (que terminaram com a vitória de Putin) que também aconteceram nas zonas ocupadas na Ucrânia. Perante o direito internacional, estas não têm validade. O secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, condenou também o que está a acontecer em Gaza e exigiu que a comunidade internacional faça algo para prevenir o genocídio dos palestinos. O mais recente caso foi a entrada das tropas israelitas num hospital de Gaza.

Noticias Relacionadas