António Costa garante que o Porto e Vigo estarão ligados pela Alta Velocidade

O maior investimento na ferrovia portuguesa do último século deverá estar pronto para o Mundial 2030

Comparte el artículo:

António Costa voltou a garantir que a futura linha de alta velocidade que vai ligar Lisboa a Vigo vai ser feita. Isto apesar de ser um investimento, segundo o primeiro-ministro, «que se julgava que nunca se faria». Este investimento, que está a ser feito um pouco por todo o país, começou com a eletrificação de várias linhas, como é o caso da do Alentejo. Estas declarações aos jornalistas foram prestadas numa cerimónia onde falou sobre os investimentos que estão a ser feitos na ferrovia (os maiores do último século).

O projeto do TGV que vai ligar as duas maiores cidades do país, e posteriormente irá na direção da Galiza, terá um custo estimado de 4.5 mil milhões de euros. Prevê-se  que a ligação entre as duas cidades esteja completa até 2030, a tempo do Mundial ibérico.  Já a ligação Porto-Vigo, que será feita de forma paralela, está dependente da articulação com Espanha. Tal como Rui Moreira pedia, este projecto deverá ter articulação com o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, o maior da região e que poderia servir muitos dos turistas que pretendem chegar a Galiza.

Eixo Atlântico quer que Espanha mude tensão na ferrovia para melhorar ligação com Portugal

Para melhorar a ligação ferroviária que liga Portugal a Espanha, o Eixo Atlântico (organização que une municípios dos dois lados da fronteira) pretende uma mudança da tensão actualmente utilizada. Uma mudança na tensão usada na ferrovia entre Guillarei e Tui melhoraria a ligação entre o norte de Portugal e a Galiza. Também lamentaram que o comboio Celta seja a única solução para quem quer atravessar a fronteira usando uma ligação ferroviária.

 

Noticias Relacionadas

Elecciones en el «retalho» catalán

Los paralelismos entre Portugal y Cataluña son variados y significativos. El más conocido es el de índole histórica y se refiere a la época de