01/04/2025

ARCO Lisboa volta a tornar a capital portuguesa num ponto cultural que liga a Europa ao mundo

A feira de arte contemporânea procura estabilizar e globalizar-se a cada ano que passa em Lisboa

Comparte el artículo:

Bluesky Streamline Icon: https://streamlinehq.comBluesky

Depois de Madrid, será a vez de Lisboa receber a ARCO. A capital portuguesa é cada vez mais um dos grandes centros artísticos da Europa. A ARCO Lisboa é um ponto de encontro para colecionadores, galeristas, artistas e demais apreciadores de arte. Na ARCO, o panorama artístico português dialoga com os criativos espanhóis e europeus.

As galerias que pela primeira vez vão participar na ARCO Lisboa são: a Travesía Cuatro, Duarte Sequeira, Set Espai d’Art ou Each Modern. Outras retornam após um interregno, tais como Vermelho, Nuno Centeno, Rosa Santos, Fonseca Macedo ou a Galería de las Misiones. Algumas, como a Bianca Boeckel e a Nave, transitam da secção OPENING Lisboa do ano passado para o Programa Geral. Sempre fiéis a feira são a Bruno Múrias, Cristina Guerra Contemporary Art, Francisco Fino, Madragoa, Pedro Cera, Vera Cortês, bem como Carlier | Gebauer, Leandro Navarro, Sabrina Amrani, Zeller Van Almisck ou a 3+1 Arte Contemporânea.

A oitava edição da ARCO Lisboa vai acontecer de 29 de Maio a 1 de Junho, na Cordoaria Nacional. Que se tornou no já habitual palco desta feira de arte contemporânea. Será uma semana da arte na cidade não só graças a ARCO mas também a um programa cultural paralelo aquele que vai ter a sua base em Belém.
Os diferentes espaços da feira vão estar a cargo do ateliê de arquitetura português Feeders. Pelo sexto ano consecutivo será atribuído um prémio para o melhor stand. A ArtsLibris regressa igualmente à ARCOlisboa, ocupando o Torreão Nascente da Cordoaria com cerca de trinta expositores nacionais e internacionais. Será um espaço dedicado a literatura.

Na ARCO Lisboa vão participar 82 galerias oriundas de 17 países. 37% das galerias participantes, 30, são portuguesas. Do lote das galerias internacionais, as nacionalidades mais concorridas são a espanhola, alemã, italiana e brasileira.

A ARCO vai estar dividida em três núcleos: o Programa Geral (com a participação de 61 galerias), Opening Lisboa (com uma seleção de 16 galerias) e As Formas do Oceano (que integra 5 galerias). A ARCO Lisboa é uma organização da IFEMA MADRID e da Câmara Municipal de Lisboa.