17/04/2025

Autarquias de Marvão e de Valencia de Alcântara propõem nova ligação de autocarros expressos entre Lisboa e Madrid

A proposta foi apresentada durante mais uma edição da iniciativa "Abraço Solidário Transfronteiriço", que dão foco às boas relações existentes

Comparte el artículo:

Bluesky Streamline Icon: https://streamlinehq.comBluesky

Os municípios de Marvão e de Valencia de Alcântara defenderam, em mais uma edição do «Abraço Solidário Transfronteiriço», uma nova ligação Lisboa/Madrid em autocarro. Com paragens nas duas localidades raianas. Depois da tão pedida ligação de comboio de alta velocidade, esta seria através de um autocarro rápido.

Esta ligação de expresso teria paragens nestas duas localidades raianas e não em Badajoz. A proposta foi apresentada pelos autarcas foi apresentada na quinta edição do «Abraço Solidário Transfronteiriço», que aconteceu no último fim-de-semana. O ponto alto desta iniciativa aconteceu na fronteira entre Portugal e Espanha, onde este «abraço» simbolizou as boas relações que Marvão e Valencia de Alcântara têm. Durante este encontro discursaram os presidentes das duas localidades, Alberto Piris Guapo (de Valencia de Alcântara) e Luís Vitorino (de Marvão). Os discursos foram feitos em português e em espanhol.

Esta iniciativa aconteceu em Marvão, no Centro de Inovação Turística do Tejo Internacional. Durante a iniciativa houve uma conferência sobre os desafios e as oportunidades que as infraestruturas e o transporte transfronteiriço apresentam. A ponte de Cedilho é uma das infraestruturas mais pedidas.

Nesta conferência participaram Carlos Nogueiro, primeiro secretário Executivo da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, e Gabriel Moreno González, professor de Direito Constitucional da Universidade da Extremadura. Também existiram momentos musicais a cargo da Tuna Sénior de Marvão e do Grupo de Folk da Escola de Música «Francisco Higuero Rosado».