CAPES assinou acordos com universidades de Portugal e de Espanha para a criação de Cátedras sobre o Brasil

33% dos alunos estrangeiros a frequentar o ensino superior em Portugal são oriundos do Brasil, e Espanha é o terceiro país europeu com mais estudantes estrangeiros

Comparte el artículo:

A CAPES, fundação vinculada ao Ministério da Educação brasileiro, assinou acordos com três universidades ibéricas para a criação de cátedras sobre a nação sul-americana. As portuguesas Universidade de Lisboa e de Coimbra e a espanhola Universidade de Salamanca foram as escolhidas. Se com a primeira já há um plano de trabalho com ações concretas, com as últimas duas foram assinadas cartas de intenções para assinalar colaborações futuras.

Estes documentos foram assinados por: Cláudia Queda de Toledo (presidente da CAPES), Luís Manuel dos Anjos Ferreira (reitor da ULisboa), Amílcar Falcão (reitor da UC) e Nicolás Rodríguez García (vice-reitor de Pós-Graduação da Usal). «A Universidade de Coimbra faz parte da história do Brasil como os estudantes docentes e investigadores brasileiros fazem parte da história da UC: é uma relação centenária que faz todo o sentido continuar a estimular», disse o reitor da Universidade de Coimbra que lembra também a importância de assinar este documento no ano do bicentenário da independência do Brasil.

Os participantes nestes acordos, tanto alunos como professores, vão poder usufruir de bolsas. Estas parcerias pretendem aumentar a produção científica do Brasil com Portugal e Espanha. Isto através de um intercambio de investigadores, estudantes e produção literária. Só na Universidade de Lisboa existem 5 mil estudantes brasileiros a frequentar o ensino superior. O número de estudantes oriundos do Brasil representa cerca de 33% dos alunos estrangeiros a estudar em Portugal.

Espanha admite anualmente mais de 100 mil estudantes internacionais. É o terceiro país da União Europeia com um maior número de estudantes estrangeiros.

Noticias Relacionadas