A cerâmica portuguesa está a ganhar cada vez mais fãs em Espanha. Sejam em habitações ou espaços de restauração. São várias as lojas de cerâmica em Espanha onde é possível comprar peças made in Portugal. Na loja de decoração portuguesa Gato Preto, que também existe em Espanha, é possível comprar alguns destes artigos para a casa. A La Mercadoria, que nasceu na Corunha e têm 17 lojas espalhadas por toda a Espanha, é outro dos espaços onde é possível encontrar a cerâmica portuguesa (muita dela feita por pequenos artesões).
Os habituais pratos brancos estão a dar lugar a uma cerâmica mais colorida, como é o caso do famoso prato em forma de alface com o rótulo da marca Bordalo Pinheiro (que agora conta com a participação de Cristiano Ronaldo). Estamos a falar de peças únicas que habitualmente costumam passar como herança de mães para filhas nas famílias portuguesas. Estas costumam ter dois jogos de talheres, um para usar no dia-a-dia e outro para as ocasiões festivas.
Cada vez mais é possível encontrar pratos, chaves e panos de linho portugueses nas casas espanholas. A cerâmica portuguesa distingue-se não só pelas suas cores garridas mas também pelos padrões que usa. A tradição alia-se cada vez mais a modernidade no que toca a cerâmica portuguesa, que cada vez faz girar mais a economia em ambos os lados da fronteira. A febre da cerâmica portuguesa já é falada nos meios de comunicação espanhóis. Todos os anos se faz em Lisboa, perto do Tejo, a maior feira de artesanato e cerâmica do território ibérico.