Chefe de Estado Maior do Exército de Espanha realizou visita de trabalho a Portugal

Enseñat y Berea foi agraciado com a Grã-Cruz da Medalha de Mérito Militar pelo papel que tem tido ao cimentar as relações entre os dois exércitos

Comparte el artículo:

O Chefe de Estado Maior do Exército de Espanha encabeçou uma delegação que realizou uma visita de trabalho à Brigada Mecanizada. Neste encontro também esteve presente a ministra da defesa portuguesa. Don Enseñat y Berea foi agraciado com a Grã-Cruz da Medalha de Mérito Militar pelo «papel cimeiro evidenciado na promoção de excecionais relações de amizade, cooperação institucional e parceria estratégica com o Exército Português».

O encontro entre as delegações teve como objetivo consolidar o desenvolvimento das linhas de ação que moldam as relações bilaterais entre os dois exércitos ibéricos. Também se pretende um maior aprofundamento da cooperação e entreajuda relativas às atividades no âmbito das organizações internacionais de Segurança e Defesa em que ambos os Exércitos participam.  Esta cooperação, que tem crescido nas últimas décadas, tem tido um amplo reflexo nas dimensões operacional, tática, técnica e procedimental.

Na retirada de civis do Afeganistão, os exércitos de Portugal e de Espanha realizaram uma operação conjunta para colocar estas pessoas (que eram tanto nacionais como afegãos que trabalharam para um destes países) em segurança no território ibérico. Esta brigada está estacionada no quartel de Santa Margarida, em Constância. A visita ao exército português do General don Amador Fernando Enseñat y Berea aconteceu nos dias 23 e 24 deste mês.

Do programa desta visita destacam-se as reuniões de trabalho feitas para reforçar os programas sectoriais de cooperação. Na Brigada Mecanizada, em Santa Margarida da Coutada, houve uma demonstração dinâmica com os principais sistemas de armas que consubstanciam as capacidades do Exército português.

Noticias Relacionadas

Cultura en portugués en Madrid

“Pax Lyncis” es una obra del autor João Pedro Baltazar Lázaro que, desde una trama de ciencia ficción con poderes telepáticos, un joven se enfrenta