Coprodução luso-espanhola candidata aos prémios Césares

Pacifiction é uma obra do realizador catalão Albert Serra para a produtora Rosa Filmes

Comparte el artículo:

O filme Pacifiction – Tourment sur les îles, rodado na Polinésia francesa, é um dos nomeados para a entrega de prémios Césares. Este é o prémio mais importante do cinema francês. O título concorre, entre outros, para Melhor Filme. São no total nove as nomeações às quais concorre este filme, que é de um realizador espanhol que habitualmente trabalha com uma produtora portuguesa (a Rosa Filmes).

Pacification estreou na última edição do festival de Cannes. A obra, de Albert Serra, é uma coprodução de Portugal, Espanha, França e da Alemanha. Serra é conhecido pelos títulos a História da minha morte a Morte de Luís XIV. O realizador, que anda pelos dois países ibéricos, gosta bastante de andar pelas ruas para ver a verdadeira beleza da vida. Segundo a revista francesa Cahiers du Cinéma, o filme do catalão é um dos principais do ano de 2022 na Europa.

Este filme é descrito como uma fantasia pura que toca o político, contemporâneo e as relações humanas. Esta é a história de uma escritora retorna ao seu país depois de ter triunfado na França com um romance. No entanto, ela está desorientada e em crise criativa. Diante da impossibilidade de escrever novos trabalhos, ela decide aceitar um trabalho de tradução simultânea junto com um embaixador com quem se envolve e que acaba por a ensinar que a política internacional é bastante cínica.

O seu caso amoroso acaba por ficar abalado devido a conflitos de interesse políticos. O realizador norte-americano David Fincher receberá um César de Honra. A cerimónia dos Césares está marcada para 24 de fevereiro em Paris.

Noticias Relacionadas