Chefes de Estado-Maior das Forças Armadas de Portugal e de Espanha reuniram-se em Salamanca

Na Base Aérea de Matacán existem dois formadores portugueses e 48 militares lusos fizeram a sua formação no controlo de SANT

Comparte el artículo:

O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas de Portugal, o General José Nunes da Fonseca, deslocou-se até a cidade de Salamanca para realizar a sua primeira reunião de trabalho com o seu homologo, o Jefe do Estado Mayor de la Defensa do Reino de Espanha, o Almirante General Teodoro López Calderón. Estas são duas das mais altas figuras das Forças Armadas Ibéricas.

O encontro entre as duas comitivas militares aconteceu na Base Aérea de Matacán. A reunião focou-se no reforço das relações bilaterais e na continuação das iniciativas de cooperação já existentes entre as Forças Armadas de Espanha e Portugal. Estas duas forças marcam presença no maior exercício aéreo feito pela NATO. Depois de um momento a sós em reunião, os dois Chefes militares visitaram a Escola Militar de Sistemas Aéreos Não Tripulados do Ejército del Aire y del Espacio.

Esta é uma unidade que treina os militares para o uso de Sistemas Aéreos Não Tripulados (SANT). Nestes cursos são explicados os sistemas de navegação, o processamento de dados ou planeamento de uma missão. O General Nunes da Fonseca e o Almirante General López Calderón visitaram os simuladores de SANT e a área de treino de voo. Nesta área assistiram a uma exposição destes sistemas.

Nesta unidade, onde existem dois instrutores portugueses a dar formação, as Forças Armadas Portuguesas formaram um total 48 militares. No fim da visita a Base Aérea de Matacán, em Salamanca, o General Nunes da Fonseca assinou o Livro de Honra do Agrupamento de Escolas.

Noticias Relacionadas