Cimeira Ibérica deverá ser adiada para o início do mês de novembro

Possibilidade foi avançada pelo autarca de Viana do Castelo em conversa com os jornalistas

Comparte el artículo:

A Cimeira Ibérica, que este ano irá acontecer na cidade minhota de Viana do Castelo, deverá ser adiada para novembro. Mesmo com os preparativos para a próxima reunião entre os dois governos ao mais alto nível em andamento, o autarca de Viana levantou a possibilidade de adiamento. A nova data para que esta Cimeira seja realizada será anunciada oficialmente até sexta-feira, dia 7 de outubro.

O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, em conversa com os jornalistas falou sobre esta possibilidade que foi avançada pelo Jornal de Notícias. A próxima data da Cimeira Ibérica deverá coincidir com os primeiros dias do mês de novembro. Para além das reuniões oficiais, o programa paralelo vai promover várias visitas nas cidades de Viana e de Braga. O Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia e a fábrica de vacinas de Paredes de Coura, da biofarmacêutica galega Zendal, irão ser alguns dos locais que vão ser visitados pelas comitivas de António Costa e de Pedro Sánchez.

Os municípios que fazem parte da Eurorregião Norte de Portugal e Galiza olham para esta Cimeira com extrema importância para o desenvolvimento de vários projetos, incluindo a ferrovia de alta velocidade. O projeto do traçado que vai ligar Vigo a Lisboa foi apresentado, recentemente, pelo primeiro-ministro português. No encontro entre os dois governos para além dos avanços na ferrovia ou na transposição do estatuto de trabalhadores transfronteiriços do papel para a realidade, também se deverá falar sobre a candidatura Ibérica (onde se deverá juntar a Ucrânia) para o Mundial de 2030.

Noticias Relacionadas