Vai ser inaugurada amanhã (dia 1 de Abril), em Salamanca, uma exposição sobre os 50 anos das transições democráticas em Portugal e Espanha. Na apresentação vão estar presentes representantes governamentais de ambos os países. Neste mesmo dia haverá a conferência «Comemorar la Democracia. Reflexiones sobre 50 años de cambio en Grecia, España y Portugal». Neste encontro também vai participar a comissária e professora, Maria Inácia Rezola. A sessão terá entrada livre e será transmitida online. Uma iniciativa integrada na programação conjunta «Portugal-Espanha: 50 anos de Cultura e Democracia».
«Há meio século, Portugal e Espanha foram pioneiros num impulso democratizador que ajudou a abrir caminho à liberdade nos anos seguintes e a derrubar um grande número de ditaduras que ainda subsistiam na América Latina e na Europa Central e Oriental. Queremos tirar partido da data para evocar e debater este processo», lembrou Maria Inácia Rezola, comissária executiva da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril.
A exposição «Portugal-España. 50 años de democracia» aborda os processos da Transição ibérica para a democracia através de fontes iconográficas e documentais escritas em ambas as línguas. Como é o caso da Lei da Amnistia, de 1977.
A exposição vai estar patente no Centro Documental da Memória Histórica. A exposição pode ser vista em Salamanca até ao dia 29 de Junho. No âmbito da evocação dos 50 anos das transições ibéricas para a democracia, existe um dossiê dedicado a este tema no site dos 50anos25abril.